domingo, 9 de março de 2008

Qual a utilidade da filosofia?

Vídeo interessante sobre filosofia que achei no Youtube. Alguns visitantes me pediram algo um pouco mais "instrutivo" sobre filosofia, e acredito que esta possa ser uma boa introdução ao tema.




Algumas considerações:

00:15 - Ele fala que alguns professores de filosofia dizem que ela não deve "servir" a alguma coisa. Na verdade, a ESMAGADORA maioria dos professores E ALUNOS de filosofia são assim. Eles se negam deliberadamente e veementemente a buscar qualquer aplicação prática dos seus conhecimentos, e até se ofendem se isso for sugerido. O mesmo ocorre se pedirem a eles uma definição do que é filosofia.

Ele também menciona que alguns afirmam que a ciência e a tecnologia é que devem "servir" ao homem. Sim, muitos professores de filosofia afirmam isso, mas o problema é justamente que muitos não conseguem distinguir ciência (que é o "conhecimento puro", por assim dizer) de tecnologia (instrumentos e técnicas produzidos pelo homem, estes sim "a serviço" de nós). Na verdade, até mesmo algumas pessoas formadas em áreas científicas não sabem distinguir ciência de tecnologia (devido a uma formação deficiente). Não é bonito, mas é a verdade.

1:08 - "Se nós perguntarmos a Sócrates...". Não dá. Ele morreu faz tempo (notem como em todo o trecho em que ele fala sobre Sócrates os verbos são flexionados no presente ou no futuro).

1:42 - Animaçãozinha MEDONHA. E o som é horrível.

2:31 - "Auto-conhecimento no sentido moral e cívico"? Aqui ele viajou. Não liguem, às vezes filósofos tentam falar "bonito" e acabam se atrapalhando.

3:13 - Exemplo do aquecimento global: Ele coloca uma série de coisas como "o papel do filósofo", mas isso não deve ser entendido de forma literal. Sim, as questões que ele coloca são filosóficas - mas NEM SEMPRE os estudiosos de filosofia são aqueles chamados para respondê-las. Felizmente a filosofia é algo ao alcance de todos. Só não se deve confundir esse "amplo alcance" da filosofia com "posso falar qualquer bobagem porque ninguém sabe de nada mesmo" (infelizmente muitos fazem isso, dentro e fora do meio acadêmico). E não são só os entusiastas da filosofia que fazem isso - é mal do ser humano achar que está sempre certo e não admitir os erros de primeira, e alguns seres humanos ainda acham que sabem mais do que realmente sabem. Aí já viu né...

Outro ponto relevante: ele fala do "papel do filósofo" ao aconselhar homens de negócios, políticos e cientistas no exemplo citado, e até menciona (em 3:45) a "visão geral e crítica" que os filósofos possuem. É preciso ter cuidado com isso, porque existem MUITOS pseudo-filósofos por aí que julgam conhecer tudo sobre tudo, mas não possuem o conhecimento técnico necessário para avaliar uma questão como a do exemplo citado (no caso, dependeria de profundos conhecimentos científicos em áreas diversas e de conhecimento econômico e sócio-político em quantidade considerável). É o clássico exemplo do sujeito que passa 10 anos lendo meia dúzia de autores depois faz uma crítica absurda a um tema do qual aqueles autores trataram, com base na interpetação DELE desses autores... mas ELE nunca estudou aquele tema, e na verdade nem sabe o que é. Muitos "filósofos" fazem isso com as ciências (hoje em dia é moda criticar cientista). O filósofo é importante sim, mas como qualquer pessoa o que ele diz deve ser AVALIADO À LUZ DA RAZÃO - que, diga-se de passagem, também é um processo filosófico.

4:40 - Desconsiderem, "filosofia da fofoca" rebaixou demais a atividade...

4:44 - Jabá.

4:55 - "Eu escrevi, do ponto de vista da filosofia" - EXTREMO CUIDADO COM ISSO. Já é a segunda menção que ele faz à filosofia como uma "entidade". As pessoas tendem a tratar as coisas assim - "A filosofia", "A ciência", "A política"... - como se fossem entidades, ou mesmo INDIVÍDUOS. Isso não existe. Filosofia, ciência e todas as demais atividades humanas são feitas por PESSOAS, e é impossível, na teoria E na prática, conseguir um consenso absoluto. Felizmente, já que é por isso que elas ainda se modificam e se aprimoram com o tempo. Ele escreveu do ponto de vista DELE, que pode ser coerente com a visão majoritária dos acadêmicos ou não.

5:23 - Ele disse que a Cicarelli estava errada porque estava doido para ver ela ***** na praia! Safadêêênho!

7:10 - Muito pertinente o comentário dele sobre "campos aplicados" da filosofia. Alguns "filósofos" radicais não os reconhecem como "filosofia de verdade". Geralmente são os mesmos que não possuem competência para trabalhar em nenhum desses "campos aplicados" (não que TODOS os que trabalham neles sejam competentes, mas enfim...), e se contentam em passar o dia inteiro em uma masturbação encefálica absurda que não leva a lugar algum (na concepção deles, a "filosofia de verdade", ou "filosofia pura").

Detalhe que se não fosse por esses "campos aplicados", como a filosofia da ciência, a filosofia da arte, a filosofia da educação e assim por diante, provavelmente sequer estudaríamos filosofia hoje. E certamente esses campos (artes, ciências, etc.) também não existiriam em sua "forma pura", como os conhecemos.

7:38 - Se embolou. Quis falar bonito e se enrolou todo DE NOVO.

Tecidos os comentários, o vídeo é muito bom (apesar das pequenas gafes). É básico, mas vale a pena para quem tem curiosidade sobre o assunto.